sábado, 11 de abril de 2009

Cabocla Jurema
É a entidade mais reverenciada em todos os terreiros, depois de Oxalá, sua história começa aos sete meses de nascida quando foi abandonada por sua mãe e assim acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá, Jurema foi cacique de sua tribo e ao desencarnar, veio a terra na foram da grande Cabocla Jurema.
Jurema entidade de força, de poucos risos, mas de um carinho fora do normal.
A ela credita-se, várias falanges de caboclos, onde ela é a comandante, são chamados eles de falangeiros da Jurema.
E tem sua filha Jureminha que responde também na linha de Jurema.

Salve a Cabocla Juremá.



Ponto da cabocla Jurema

Num centro da mata virgem ,

Uma linda cabocla eu vi. (bis)

Com seu saiote feito de pena

Era Jurema filha de tupi

Jurema, Jurema, ô Jurema

Ela é cabocla rainha dos caboclos "o quê"

Mas ela vem lá do Juremá

Vem firmar seu ponto, nesse gongá.



Ponto da cabocla Jurema

Com 7 meses de nascida

A minha mãe me abandonou

Salve o nome de Oxossi

Foi tupi quem me criou.

Ai companheiros de Jurema,

Ai de min, tem dó.

Ai de min, meus companheiros...

Ai de min, tão só!



Ponto da cabocla Jurema

Que lindo, capacete de pena,

Que tem, a cabocla Jurema.

Mas ele é lindo,

Como a flor de urucá.

Lerê, lerê, lerá.....



Ponto da cabocla Jurema (cruzado c/ Xangô)

Auê, Auê, Auê,

Na terra tem urucá;

Auê... Juremá.

Auê, Auê, Auê, (bis)

Fundamento de umbanda

Tem mironga

E tem dendê; (bis)

Auê, Auê, Auê,

Na canjira de umbanda

indá- iolô

auê Xangô. (bis)



Chamada dos caboclos de Jurema

Oxalá chegou,

E já mandou busca...

Os caboclos da Jurema

O lá no Juremá

Meu pai Oxalá, é rei do mundo inteiro

Mando ordem pra jurema, chamar seus capangueiros.



Ponto da cabocla Jureminha

Ô Jurema, Jureminha...

Rainha dos caçadores (bis)

Quando ela firma seu ponto

Na areia, na linha das almas

Na linha de Nagô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário