terça-feira, 14 de abril de 2009

RELIGIÃO AFRICANA - ORIXÁS NAÇÃO/BATUQUE-RS

Aqui no Rio Grande do Sul, também cultuamos os Orixás trazidos da África, por diversas Naçoes, não com a nomeclatura "Candomblé", mas praticamos tambem a Religião de Matriz Africana aqui conhecida como "NAÇÃO DOS ORIXÁS", ou simplesmente Nação (popularmente chamada de Batuque - nas antigas chamada de Para´). Importante frizar que temos semelhanças ao Candomblé, mas diferenciamos no Ritual. A Nação é uma religião, praticamente com os mesmos Orixás do Candomblé, só que cultuados de forma diferente, devido a realidade que o negro encontrou aqui no Rio Grande do Sul, tendo em vista toda a adaptaçao que tiveram que se sujeitar, os Negros que aqui chegaram da Mãe África, tambem vieram de países como a Nigéria, Keto, Oyó, Igexá, Congo, Moçambique e Cabinda. Aqui no Rio Grande do Sul chegaram os Negros vindos da Costa do Guiné ou Nigéria (Sudaneses), região de Benin. Por virem de regiões diferenciadas da África, e nosso Brasil, sendo muito extenso, "criaram-se" diferentes cultos com denominações diferentes (Candomblé, Batuque, Xangô de Pernambuco, Tambor de Mina...), mas a matriz e´ a mesma mas os Deuses Africanos dependendo da Naçao tem outra classificaçao que os diferencia: Inkises, Orixás e Voduns Acredita-se que no Brasil, mais que na própria África, cultuamos a religião africana, vamos dizer, aquela da epoca da Diaspora forçada. Pois aqui a religiao se adaptou e conseguiu sobreviver como forma de cultura, resistencia e uni~ao de toda uma raça. Existem no Rio Grande do Sul muitas casas de Batuque (Nação) que seguem os preceitos de determinada Nação (Oyó, Jeje, Ijexá, Cabinda, Nagô) vindas da África, embora algumas casas serem da mesma Nação, ainda assim, tem suas peculiaridades, face as raízes daquela Casa, formação religiosa e cultural do "Pai ou Mãe de Santo (Babalorixá ou Yalorixá), devido ao fato que nossa Religião Africana não foi uma religião escrita e sim vivida e transmitida oralmente na vivência de seus integrantes, bem como adequada a realidade aqui encontrada e vivida pelo negro, o que torna nosso Batuque muito genuino. Raras são as bibliobrafias sérias que existem a nosso respeito, as que existem ou são muito fracas ou pertencem a algum "dono" da verdade, ou narra somente uma determinada facção religiosa, o que dificulta o entendimento e estudo. O perigo desta bibliografias está no ensinamento de rituais. Fato este que não deveria acontecer, pois cada Nação tem sua forma de atuar, e ainda, o que deveria ser publicado a respeito seria a história socio-cultural de nosso povo, nossa filosofia e a nossa religiosidade e não rituais. Estes ensinamentos são muito perigoso, pois muitas pessoas podem fazer destes livros verdadeiros manuais de "Pai de Santo", SE TORNANDO UM SEM NUNCA TER SIDO. Nossa Religião precisa urgentemente de moralidade e principalmente de união, para podermos separar o "joio do Trigo", para acabar de uma vez por todas com essas discriminações que viemos sofrendo por consequencia desses falsos e incompetentes "pais de santo". Nós africanistas natos amamos nossos Orixás, os cultuamos com muita fé e seriedade, pois diante das dificuldades que o mundo nos apresenta eles irão nortear a nossa vida. AXÈ!




BARÁ: É o Orixá da Rua (cruzeiros), guardião das casas (Ilês), é quem abre os caminhos para o crescimento das pessoas, é sempre o 1º Orixá a ser cultuado, responde por negócios, empregos.
Elemento: Terra
Domínimo: Cruzeiros
Cores: Vermelho
Saudação: Alupo
Dia da Semana: Segunda-feira

5 comentários:

  1. ALUPO BARA,BARA AGELU,BARA LODE,BARA LANÃ

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  2. meu ajunto e bara agelu,oxum e bara lana !as ferramentas dos baras sao as mesmas?

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  3. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

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  4. Quero salientar que este texto de abertura deste blog, foi retirado do meu site,o que me honrra muito, embora acredito por ter sido usado na íntegra e sem aspas e nem sitação, gostaria que me fosse consultado que não iria me opor. Mas fica aqui esse registro. www.iledeaganju.com.
    Pai Carlos de Xangô.

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